sexta-feira, 28 de maio de 2010

A greve da USP e a saúde do Brasil

Em comemoração ao Dia Internacional da Saúde da Mulher, recebemos a visita de Gilson Dantas, professor da Universidade de Brasília.

Dr. Gilson fez uma profunda análise da organização do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, desde sua criação entre as décadas de 70 e 80, e criticou a vinculação do Sistema a interesses comerciais de setores como a indústria farmacêutica, por exemplo.

O professor também propôs aos funcionários refletir sobre a importância da saúde do trabalhador. A partir de questionamentos da plenária, o médico argumentou que há uma sequência de entraves à saúde das pessoas, que começa com as dificuldades dos indivíduos de se alimentar saudavelmente, em virtude da rotina pesada de trabalho.

Sobre a saúde da mulher, o médico sugeriu que fosse criada uma rede de infra-estrutura às trabalhadoras, com creches, lavanderias e restaurantes públicos, afim de minimizar o tempo dedicado aos afazeres domésticos, e descaracterizar a dupla jornada.

Gilson Dantas reforçou o papel do trabalhador brasileiro, e parabenizou os funcionários da USP,
na luta pela qualidade da saúde pública do Brasil.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. ninguém comenta no blog da greve, dá pra ver q tá mto movimentada a greve msm, adesão total rsrsrs, mas oq ia falar é q msm ninguém comentando vcs ficam apagando os comentários contrários a greve, vcs são os verdadeiros democratas ñ rsrsrs.

    Fora Sintusp!!!
    Fora Brandão!!!
    Fora Tia da Greve!!!

    Vcs envergonham a Universidade.

    ResponderExcluir